domingo, 18 de março de 2012

DEPOIMENTO DA NUTRICIONISTA

NUTRIÇÃO E ESPORTE

Vivemos um tempo no qual hábitos de vida saudáveis são incentivados através das diversas formas de mídia, valorizando a busca não apenas por saúde mas por corpos esculturais definidos pelos atuais padrões de beleza.

Do mesmo modo, todo tipo de informação sobre alimentação e suplementos nutricionais é veiculado e facilmente acessado pelo grande público, sendo o conteúdo destas informações nem sempre correto ou confiável.

De posse destas informações, muitas pessoas escolhem, compram e passam a consumir todo tipo de suplemento visando ganho de massa muscular e/ou emagrecimento sem a devida orientação profissional.

Não há dúvidas quanto aos benefícios na mudança de composição corporal e desempenho físico de atletas após manejo nutricional, contudo, segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, " Para indivíduos que praticam exercícios físicos sem maiores preocupações com o desempenho, uma dieta balanceada que atenda às recomendações dadas à população em geral, é suficiente para a manutenção da saúde e possibilitar o bom desempenho físico". Em adição, sabe-se que aumentar a ingestão protéica além do recomendado não favorece a hipertrofia e ainda pode dificultar este resultado.

A suplementação como única estratégia para alcançar os objetivos físicos tem efeito muito limitado. O uso de suplementos deve fazer parte de um programa alimentar, com adequação da ingestão de nutrientes e correção de erros alimentares, de maneira adaptada ao treino executado por cada aluno.


Alguns suplementos livremente vendidos em lojas e internet não são tão inofensivos como a maioria pode imaginar, demandando exames bioquímicos preventivos para avaliação de funções orgânicas (fígado, rins etc) e ainda podem ocasionar efeitos adversos, como espinhas, ganho de peso, tremores entre outros.


Desde modo, o melhor é procurar um profissional habilitado (nutricionista ou nutrólogo) para avaliar suas condições de saúde e o hábito alimentar, para em seguida proceder a adequação nutricional através dos alimentos e suplementos de maneira correta e segura.
Marcela R. da costa
Nutricionista
CRN5 3307


                

3 comentários:

  1. OBRIGADA PELA PARTICIPAÇÃO ESPECIAL COLEGA MARCELA COSTA. CONTRIBUIU MUITO AO DESENVOLVIMENTO DO MEU BLOG.
    bjs!!

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom. Parabéns!Esse assunto é muito Importante pois essa corrida desesperadora pelo corpo perfeito também afeta diretamente a aprendizagem dos nossos alunos. Alguns se preocupam tanto com o corpo que esquece que somos corpo, mente e espírito.

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADA PELO SEU COMentário LUCIANA PEREIRA.

    ResponderExcluir